quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Depilação: escolha o melhor método para você!

Por Vivian

Olá meninas,

Nos dias atuais a depilação é uma necessidade, seja por estética ou por higiene. Cada mulher, e alguns homens, tem uma maneira de eliminar os pelos indesejáveis. Mas devemos tomar alguns cuidados, escolhendo produtos e métodos adequados para cada tipo de pele.


Vamos conhecer alguns métodos e escolher o nosso preferido:

Depilação com ceras

A depilação com cera é a mais utilizada pelas brasileiras. E também a que mais gera dúvidas relacionadas às manchas, irritações e flacidez. A dermatologista Mariana Barbato explica que as manchas na pele não estão ligadas à depilação em si. “Isso só acontece quando o produto utilizado contém algum ingrediente ácido, como o limão, por exemplo,” explica. Para evitá-las, basta escolher ceras neutras.
Não use cremes ou desodorantes depois de qualquer procedimento depilatório. “Eles podem conter álcool e outras substâncias que irritam a pele e provocam o escurecimento da região”, destaca a médica. Outra dúvida muito comum relacionada à depilação com cera é a flacidez. Segundo a especialista, isso é mito. “Se feita de forma adequada, isto é, com produtos certos e movimentos precisos, a pele não ficará flácida”, garante.

Depilação a laser

Não existe um método definitivo de depilação. Isso porque em função de distúrbios hormonais, entre outros fatores, os pelos podem acabar crescendo novamente. Entretanto, já existem maneiras de diminuir a aparição deles. A depilação a laser é eficiente e duradoura. “Cerca de 92% dos pelos são eliminados com esse método. Os que resistem são os mais finos, com menor concentração de melanina, pigmento do pelo que capta o laser e destrói a raiz pela ação do calor”. De acordo com a médica, são necessárias cerca de cinco sessões para obter o resultado desejável. “Depois disso, uma manutenção anual é o suficiente para manter a região livre de pelos”, completa.

Depilação com linha

Esse é o método menos agressivo. Por não fazer uso de produtos químicos, ele evita que a pele fique muito irritada. É ideal para áreas do rosto, como buço e sobrancelha. O intervalo para depilação feita com esse procedimento é o mesmo para os demais: aproximadamente 15 dias.

Lâminas de barbear

Dependendo da forma que é feita, essa depilação pode causar alergia em virtude do contato da pele com substâncias que compõem o metal das lâminas. Por simplesmente cortar o pelo e não agir na raiz, esse método os deixa visivelmente mais grossos.

Cremes, loções e luvas depilatórias

Dentre a grande variedade de produtos disponíveis no mercado, alguns podem retirar a umidade natural da pele, deixando-a áspera e seca. Por isso é muito importante fazer um teste alérgico antes de escolher qualquer produto ou marca. Estes produtos são aplicados com espátula sobre a área escolhida. Tenha em atenção às instruções de utilização e recomendações do fabricante, respeitando o tempo em que o produto deve ficar sobre a pele, pois estes produtos contêm substâncias muito alcalinas que podem causar irritações e reações alérgicas. Este tipo de depilação, não interrompe o crescimento dos pelos, pelo contrário, faz com que apareçam mais fortes e duros. Este processo é mais eficiente em regiões de pelos fracos e finos.

Máquina elétrica

Nesse método os pelos são arrancados pela raiz. Os aparelhos mais modernos possuem um seletor que permite ajustar a velocidade com que os discos rotativos puxam os pelos. Este tipo é prático para pernas e braços, mas não se recomenda para a barba ou regiões delicadas e sensíveis. As vantagens das máquinas depiladoras são várias: não só permitem a remoção da maior parte dos pelos pela raiz, como são eficazes com o pelo ainda curto. Uma das desvantagens é que no início da utilização, podem ser verdadeiramente dolorosas e é muito propício ao surgimento de pelos encravados.

Algumas dúvidas comuns:

Por que os pelos encravam?

Depois de cada depilação, os pelos ficam mais fracos e não conseguem passar pela pele para crescer. Então, formam-se pequenas bolinhas às vezes com pus. Se você tem este problema, o melhor é passar um esfoliante na zona que vai ser depilada uns dois dias antes.

A lâmina faz com que os pelos fiquem mais duros e espessos?

Os pelos tem a ponta fina, mas a lâmina corta pela parte mais grossa. Então, o pelo cresce sem ponta, dando a sensação de que está mais espesso.

Se nos depilarmos com frequência conseguiremos ter menos pelos?

O único método que faz diminuir a quantidade de pelos é o laser. Com a cera e o roll-on arrancamos o pelo pela raiz e isso fará com que demore mais para aparecer, o que faz com que pareça que a quantidade diminuiu.

O método escolhido vai depender de vários fatores, como a dor que você suporta, a sensibilidade da sua pele, o resultado que quer atingir, entre outros. O importante e estar sempre depilada, pois mulher peluda é horrível, além de não ser nada higiênico. Fique muito atenta ao método escolhido, se os pelos começaram a encravar, opte por outro processo.

Gostaram das dicas? Qual método vocês usam?

Até a próxima!

Beijos!

Fonte: GNT (Globo)
Fotos: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fofas, deixem seu comentário!!!