sexta-feira, 16 de julho de 2010

Receitas de Fondue para o fim de semana!

Por Vivian

Olá meninas,

Que frio que está fazendo hein? Pelo menos aqui em São Paulo está um gelo e não para mais de chover. Essas coisas demoram a vir, mas também quando veem é daquele jeito, haha!

Fim de semana chegando, ai que delícia, e segundo a meteorologia, o clima continuará desse jeito até domingo. Na segunda-feira a chuva para. Para variar, né?

Para esquentar nossos dias de descanso vou dar uma dica ótima e deliciosa... Fondue!!!




Se você namora, crie um clima bem romântico, deixe o ambiente bem aconchegante, coloque uma roupa bem confortável pijama, faça uma fondue (salgado e/ou doce) e assistam a uma comédia romântica (dicas de filmes aqui).

Se você está disponível no mercado amoroso, não tem problema, junte seus amigos, também deixe o ambiente bem aconchegante, mas não coloque uma roupa tão confortável, amigos não podem nos ver de pijama haha, faça uma fondue (salgado e/ou doce) e assistam a uma comédia divertidíssima.

Fiz uma breve pesquisa, encontrei algumas receitas bem legais e depois eu conto a minha.

---------------------------------------------------------------------

Fondue de Queijo (para 4 pessoas)


Ingredientes

- 250g de queijo Gruyère
- 250g de queijo Emmental
- 1 dente de alho
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 cálice de conhaque
- 3/4 de um copo de vinho branco seco

Modo de Preparar

Passar o alho nos lados e fundo da panela. Ralar os queijos no grosso e juntar o conhaque e o vinho branco com o amido de milho dissolvido. Acrescentar a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Sobre o réchaud (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), iniciar o processo de fundir a massa até que a mesma esteja homogênea e, na temperatura ideal para ser degustada. No caso de utilização da panela de vidro, você poderá usar o microondas, usando a potência alta por 2min. Acompanhar com pão francês (amanhecido) cortado em cubos, florzinha de couve-flor ou brócolis e cenoura cortada em cubinhos (somente aferventados). Espetar os acompanhamentos com os garfos especiais para Fondue e mergulhar na mistura aquecida.

------------------------------------------------------
Fondue Focaccia (para 4 pessoas)

Ingredientes

-1 copo de requeijão
-200g de queijo Emmenthal
-5 colheres (sopa) de leite
-1 colher (chá) de amido de milho
-50g de azeitonas verdes
-50g de azeitonas pretas
-Pimenta do reino a gosto
-1 dente de alho

Modo de Preparar

Passar o alho nos lados e fundo da panela. Picar o queijo Emmenthal e acrescentar o requeijão e o amido de milho dissolvido no leite. Sobre o réchaud (ou no microondas no caso da panela de vidro, pelo tempo de 3min na potência alta), preparar a mistura até obter uma massa homogênea, acrescentar as azeitonas e a pimenta do reino. Aguardar a temperatura ideal para degustar. Acompanhar com cubos de pão (amanhecido).

------------------------------------------------------
Fondue de Chocolate Branco com Cassís (para 4 pessoas)

Ingredientes

-500g de chocolate cobertura branco
-1 creme de leite
-½ mamão papaia
-1 cálice (50ml) de licor de cassís
-1 colher de (sopa) de geléia de cassís (opcional)

Modo de Preparar

Picar o chocolate e acrescentar o creme de leite. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), ou no microondas, no caso da panela de vidro refratário (na potência média por 2 min.) fundir a mistura. Assim que a mesma estiver derretida, acrescentar o mamão batido com o licor e a geléia. Aguardar a temperatura própria para iniciar a degustação tomando o cuidado de não deixar o chocolate entrar em ebulição. Degustar com frutas da estação (morangos, uvas, bananas, abacaxi) ou bolo amanhecido.

------------------------------------------------------
Fondue de Sorvete (para 6 pessoas)


Divulgação / Kibon

Ingredientes

- 1 lata de creme de leite com soro
- 2 colheres (sopa) de conhaque
- 400 g de chocolate ao leite para cobertura picado
- 200 g de chocolate meio amargo para cobertura picado
- 1 pote de sorvete de massa sabor napolitano

Modo de Preparar

Em uma panela coloque o creme de leite e o conhaque. Leve ao fogo médio até aquecer, misturando sempre. Retire do fogo, junte os chocolates e misture até ficar homogêneo. Coloque em uma panela para fondue. Utilize um boleador pequeno (ou uma colher se não tiver, o importante e não deixar de fazer) usado para fazer bolas de melão para bolear o sorvete. Coloque as bolas de sorvete em uma travessa e sirva com a fondue.
Dica: para que as bolinhas de sorvete fiquem duras, boleie em um prato e leve ao freezer até o momento de servir a fondue.

------------------------------------------------------
Fondue de Diamante Negro (a que eu faço)

Ingredientes

- 400 g de chocolate em barra Diamante Negro (2 tabletes)
- 1 caixa de creme de leite

Modo de Preparar

Em uma panela, derreta o chocolate utilizando fogo médio (não deixe ferver ou pare de mexe, porque pode queimar). Quando estiver derretido, apague o fogo e acrescente o creme de leite, misture bem até ficar homogêneo. Coloque em uma panela para fondue. Degustar com frutas da estação (morangos, uvas, bananas, abacaxi) ou bolo amanhecido.

---------------------------------------------------------------------

Quase todas as receitas foram retiradas desse site e desse aqui.

Corram para providenciar os ingredientes, convocar convidar o namorado/marido/rolo/ticoticonofubá ou chamar os amigos e divirtam-se! Depois nos conte como foi!



Até a próxima,

Beijos...

Fotos: Google
Fonte: Fondue.com e Adriane Boneck

Um comentário:

Fofas, deixem seu comentário!!!